Notícias do mercado imobiliário

CONSTRUTECHS: TECNOLOGIA ESTÁ REVOLUCIONANDO O SETOR IMOBILIÁRIO

O setor da construção civil é o terceiro mercado que menos investe em inovação. É o que dizem alguns estudos sobre o setor. Só não é pior que a caça e a pesca. Mas para tentar reverter esse cenário e, claro, de olho em uma oportunidade gigantesca de novos negócios, centenas de startups resolveram abraçar as “dores” de empresas como construtoras, empreiteiras e imobiliárias… São as chamadas “Construtechs”; startups que trazer soluções tecnológicas para um dos mercados mais carentes em inovação…

As construtechs já oferecem serviços e tecnologias para diversas áreas como gestão de canteiros de obra, aluguel de equipamentos, contratação de profissionais especializados, compra e venda de imóveis, orçamentos e por aí vai… Um dos maiores exemplos de sucesso desse ecossistema é a startup Quinto Andar. Próxima de se tornar mais um unicórnio brasileiro – título que a startup alcança ao atingir o valor de mercado de um bilhão de dólares – a startup desburocratizou o processo de alugueis de imóveis no país ao administrar o pagamento do aluguel ao proprietário, dispensando assim a necessidade do inquilino de apresentar um fiador ou seguro.

Esta plataforma online é outro exemplo de solução para agilizar processos e desburocratizar um pouco um mercado tão conservador. A ferramenta permite uma gestão completa da obra, sem a necessidade de planilhas. O sistema disponibiliza controle de fornecedores e clientes, permite planejar e gerir todas as obras, acompanhar as fases construtivas, automatizar cotações, controlar fluxos de compra de materiais e ainda a contratação ou prestação de serviços.

E para um mundo que vivia praticamente sem tecnologia, surgem soluções modernas também. Este aplicativo promete ser uma espécie de “Uber” da construção civil. Em uma plataforma que conecta pessoas que estão precisando de um serviço específico a profissionais qualificados e selecionados, você indica o que precisa – pode até incluir um vídeo curto explicando o problema – e então diversos profissionais recebem o seu pedido. Cada um que aceitar envia um orçamento e você pode finalizar todo o processo ali mesmo, no aplicativo: negocia, fecha o serviço e até paga com cartão de crédito…

Em menos de um ano de operação, mais de 7500 serviços já foram pedidos pelo aplicativo. E o índice de aprovação dos clientes está acima dos 98%.

Agora imagine poder levantar um prédio ou construir a sua casa como se fosse brinquedo. Sim, igualzinho crianças constroem com blocos de encaixar. Esta é a ideia desse pessoal: usar a inteligência construtiva ao desenvolver um novo material em um formato inédito que permite que a construção seja muito mais rápida e segura que usando blocos de concreto, tijolos e cimento…

Com um mercado ainda em formação, as possibilidades de inovação para quem está disposto a desenvolver soluções para a construção civil são inúmeras. O movimento é recente. Mas essa chegada tecnológica no setor promete uma grande transformação como fez em diversos outros; aumentando a produtividade e a qualidade dos serviços. Isso, sem conta a atração cada vez maior de investimentos nacionais e internacionais.

Fonte: Portal Olhar Digital


11/07/2019 Fonte: Portal Olhar Digital

Últimas notícias