Notícias do mercado imobiliário

COMPRA DE IMÓVEIS CRESCE COM INCENTIVOS DADOS PELAS INCORPORADORAS

O grande sonho do brasileiro continua sendo conquistar a casa própria. Segundo pesquisa realizada pela startup MindMiners em 2018, essa é a prioridade de 53% daqueles que ainda não possuem um imóvel. Por sua vez, 60% destes entendem que só realizarão esse desejo por meio de um financiamento.

A boa notícia é que, após quatro anos consecutivos de queda, a contratação de crédito para compra da casa própria voltou a crescer. As vendas de imóveis cresceram 12% no primeiro semestre de 2018, de acordo com dados da Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip).

A Caixa Econômica Federal (CEF) reabriu a linha de financiamento Pró-Cotista, permitindo utilizar o FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) para compra de imóveis. Não obstante, a CEF aumentou o teto para financiamento. Essas medidas facilitaram a compra de imóveis e ampliaram as possibilidades para aqueles que possuem o sonho de ter um imóvel.

Um fator que tem facilitado o acesso ao crédito imobiliário e a compra de imóveis também é a realização de eventos que reúnem instituições financeiras e construtoras em datas especiais, como é o caso dos feirões. Além disso, esses eventos ainda costumam oferecer vantagens, a exemplo de pisos e armários gratuitos nos apartamentos, pagamento do condomínio por um período determinado etc.

Outro fator que contribuiu para o crescimento da contratação de crédito para compra de imóveis foi o aumento no número de lançamentos imobiliários no Brasil. No segundo semestre de 2018, por exemplo, foi registrada uma alta de 119,7% na quantidade de lançamentos de imóveis, em comparação com o período anterior.

Fonte: Exame

11/07/2019 Fonte: Exame

Últimas notícias