Notícias do mercado imobiliário

PALESTRA DO ENIC MOSTRARÁ USOS DE REALIDADE VIRTUAL NO MERCADO IMOBILIÁRIO

A utilização de tecnologias digitais, uso de realidade virtual e aumentada como ferramentas para comercialização no mercado imobiliário será tema de palestra no 91º Encontro Nacional da Indústria da Construção (Enic), que ocorre de 15 a 17 de maio, no Rio de Janeiro. O CEO da startup Iteleport, Francisco Toledo, mostrará como essas ferramentas podem ser aplicadas no marketing de empreendimentos e, assim, atrair novos compradores.

Promovido pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), o Enic reunirá toda a cadeia produtiva do setor, acadêmicos, representantes de entidades e do governo. A programação conta com debates, espaços para networking, feira de exposição, visitas técnicas, um congresso técnico paralelo e mais. As inscrições estão abertas.

A palestra de Toledo faz parte das atividades planejadas pelas Comissões da Indústria Imobiliária (CII) e de Habitações de Interesse Social (CHIS) da CBIC. A apresentação será em 17 de maio, como parte do painel “O Mercado Imobiliário no Futuro”.

A Iteleport é uma empresa especializada em vivências virtuais para o mercado imobiliário. Para quem não é familiarizado com o tema, Toledo explica algumas das soluções que as tecnologias da área podem oferecer, como a projeção de diferentes layouts de imóveis, por meio de óculos de realidade virtual ou na internet, para que clientes possam visualizar os empreendimentos.

Na parte de realidade aumentada e mista, Toledo lista a possibilidade de elaborar maquetes digitais, com mais detalhes que as físicas, e que podem ser utilizadas por arquitetos e compradores quando planejarem a decoração, por exemplo. “O grande ganho de migrar para esses sistemas digitais é que os consumidores podem interagir com eles, informar o que gostam e o que não, e esses dados podem ser coletados pelas empresas”, acrescenta.

Para Toledo, ainda que o tema da realidade virtual esteja em voga, nem todos os produtos na área tem qualidade para ter um impacto comercial real. “Minha palestra visa separar o joio do trigo, para que profissionais do setor possam navegar o tema e saber diferenciar aquelas soluções que realmente podem ajudar a vender e comprar imóveis”, diz.

Painéis da CII abordam desafios do mercado imobiliário

Analisar as transformações pelas quais o mercado imobiliário está passando e as perspectivas para o futuro é o foco da programação da CII no Enic deste ano. O atual panorama do setor, novas legislações na área, mudanças nas formas de comercialização, produtos inovadores e o futuro do mercado serão alguns dos focos de discussão, com o objetivo de elaborar uma agenda estratégica com propostas para a área.

Um dos destaques é a presença do Secretário Nacional de Habitação do Ministério do Desenvolvimento Regional, Celso Toshito Matsuda, no painel de 17 de maio sobre “O Futuro do Mercado Imobiliário e do Programa Minha Casa, Minha Vida”. Ele abordará a “Visão do Governo sobre MCMV e Política de Acesso à Moradia”.

A CII e CHIS também participarão de painel da Comissão de Meio Ambiente (CMA) sobre a lei de licenciamento ambiental – atualmente em tramitação no Congresso Nacional -, com o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, em 16 de maio. O debate também reunirá representantes do Conselho Jurídico (Conjur) da CBIC.

Os assuntos dos painéis da CII/CHIS fazem parte de projetos da CBIC que contam com a correalização do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Nacional).



11/07/2019 Fonte: Agência CBIC

Últimas notícias