Notícias do mercado imobiliário

HORTA EM CANTEIRO DE OBRAS ATRAI MORADORES DO VACA BRAVA

No meio do vai e vem de máquinas e operários de um canteiro de obras no Setor Bueno em Goiânia, cebolinhas, mostardas, alfaces, quiabos, rabanetes, jilós, tomates e couves parecem crescer sem se importar com o ritmo intenso de trabalho. A “guardiã” da pequena horta, instalada num espaço de de terra com 6 metros por 1,5 metro de largura, é a servente Márcia Rodrigues Vargas, que faz parte da equipe de 33 colaboradores que atualmente trabalham na construção do residencial Celebrate Vaca Brava, da Dinâmica Engenharia.  “Quando fui transferida para esta obra, já tinha a horta e eu comecei a plantar, capinar e tirar os matinhos. Geralmente, fico cerca de 30 minutos cuidando da horta”, conta a operária.

A ideia da horta surgiu com a necessidade de se fazer um teste de impermeabilidade do solo num espaço onde ficará uma floreira, que comporá o paisagismo do térreo do empreendimento. “Precisávamos fazer o teste no espaço onde será a floreira e poderíamos apenas encher de terra e jogar água para ver se era registrado alguma infiltração. Mas optamos por dar uma destinação mais útil, então tivemos a ideia de fazer a horta. Foi super aceito, e hoje, além dos nosso colaboradores que levam várias hortaliças para casa, alguns moradores próximos da obra também já se beneficiam”, explica o engenheiro civil da Dinâmica Engenharia e responsável pela obra, Marco Antônio de Carvalho, que avalia que a iniciativa também tem um caráter educativo e de conscientização. “Acho que temos dado um exemplo de que é possível plantar na cidade e produzir um alimento saudável mesmo com pouco espaço”, avalia.

Comunidade e colaboradores

A horta é visível à população que passa pelas imediações da obra, pois fica próxima à tela de proteção do canteiro. E o sucesso da iniciativa tem sido grande, tanto que Márcia, que começou cuidar das hortaliças há dois meses, já recebeu convites para ajudar a fazer hortas semelhantes em imóveis vizinhos. “Eles também pedem os vegetais e entregamos para todos. Quatro pessoas já me chamaram para fazer uma horta e, em uma delas, irei no próximo final de semana”, afirma.

Todos os alimentos produzidos na horta podem ser levados pelos colaboradores, que também são responsáveis por levar mudas e sementes para o canteiro de obras. “Antes, quem doava para a plantação era a própria empresa, mas os funcionários ficavam com receio e não pegavam. Agora, eles mesmos fazem o processo e se sentem mais livres para pegar os alimentos”, afirma o engenheiro.


11/07/2019 Fonte: Assessoria

Últimas notícias