Notícias do mercado imobiliário

INCORPORADORAS APOSTAM NO CRESCIMENTO DOS MIXED USE PARA 2019

A melhoria do ritmo da economia brasileira tem motivado novos investimentos, em especial de empresas da construção civil, que começam a desengavetar projetos que estavam aguardando um melhor momento econômico. A melhora do cenário é demonstrada pelo resultado positivo do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil, que voltou a crescer, acumulando alta de 1,1% em 2018, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), praticamente mesmo percentual registrado em 2017, com um avanço de 1%, em relação ao ano anterior. A retomada gera novo fôlego ao mercado que vivenciou os dois anos de queda consecutiva, com declínio de 3,3% em 2016 e de 3,5% em 2015. 

Segundo o incorporador Rogério Queiroz, a demanda reprimida entre os anos de 2014 e 2018 começa a ser atendida a partir de 2019, e ele aponta os empreendimentos de uso misto ou mixed use, como um segmento da construção civil com grandes perspectivas para este ano. Confiante de que os próximos meses irão trazer uma economia ainda melhor, a empresa da qual Rogério é diretor e sócio-proprietário, a Queiroz Silveira, se junta à ABL Prime e Atmo Desenvolvimento Imobiliário, para o lançamento de um grande projeto na cidade de Anápolis. O município a 60 quilômetros de Goiânia receberá seu primeiro complexo imobiliário mixed use. Com foco nos serviços de saúde, o projeto envolve investimentos da ordem de R$ 190 milhões e contará com um centro clínico, um shopping, home service e um hospital, que terá cooperação técnica do renomado Hospital Sírio Libanês, de São Paulo. Para se familiarizar com o produto, um grupo de corretores de imóveis de Anápolis fizeram um tour de negócios pela capital, para conhecer o portfólio de projetos desenvolvidos pelas empresas que compõe o consórcio que irá erguer o megaempreendimento na cidade.

“No período de crise alguns projetos foram colocados em espera, outros que foram lançados não tiveram o sucesso esperado. Mas agora percebemos que o momento é propício para colocar em prática os projetos desde que sejam bem desenvolvidos e ofereçam serviços alinhados com as demandas específicas de cada cidade e região”, afirmou Rogério Queiroz durante encontro com corretores de imóveis de Anápolis.

Fluxo crescente

O otimismo dos empresários em relação a esse nicho da construção civil é respaldado por dados recentes como do Iflux, indicador de fluxo de clientes em shoppings do Brasil que é elaborado pelo IBOPE Inteligência. O levantamento aponta um crescimento de 5,4% no número de visitas a estes centros de compras espalhados pelo País, na comparação entre janeiro de 2019 e o mesmo mês do ano anterior. Outro dado que anima os investidores é o forte crescimento em 2018 na área de serviços, que foi o destaque do PIB brasileiro, registrando o maior crescimento (1,3%) entre os setores pesquisados, seguido da indústria (0,6%) e da agropecuária (0,1%). “Os serviços estão cada vez mais presentes nos shoppings e já tem se tornado o foco principal de muitos estabelecimentos como esse”, avalia Rogério Queiroz.

Segundo a Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce) em 2018 foram inaugurados 14 shoppings no Brasil. Para 2019, até o momento, a previsão é de que sejam lançados pelo menos 15 centros de compras, além daqueles inseridos nos edifícios de uso misto. Outro destaque, de acordo com a instituição, fica por conta dos formatos dos empreendimentos, acompanhando a tendência de transformar os centros comerciais em núcleos de convivência. Conforme dados do Censo Abrasce 2017-2018, 32% dos shoppings fazem parte de um complexo multiuso. Muitos deles incluem condomínio empresarial (63%), hotel (31%), torre com centro médico e/ou laboratórios (28%), condomínio residencial (17%), faculdades/universidades (22%), entre outros.

Confiabilidade

Para apresentar o portfólio das três empresas que compõem o grupo investidor que lançará em breve o primeiro complexo de uso misto de Anapólis, os empresários Rogério Queiroz, Fernando Fonseca e Cleberson Marques receberam, em Goiânia, comitiva formada por representantes de imobiliárias de Anápolis no dia 11 de março último. O encontro que visou apresentar o portfólio das empresas envolvidas no projeto começou com café da manhã oferecido no Lozandes Corporate Design e prosseguiu com visitas técnicas à obra do QS Leblon Marista e ao apartamento decorado do Marista Prime Residence, ambos edifícios da Queiroz Silveira.

Em seguida o grupo visitou o Órion Business & Health Complex, complexo de uso misto que conta com hospital, centro clínico, hotel e shopping center, com gestão condominial realizada pela ABL Prime; tendo finalizado o tour com visita à Clínica CRD no Hospital de Acidentados, com apresentação dos parceiros na área da saúde. O objetivo do encontro, segundo o gerente de contratos, Luciano Martins, foi esclarecer sobre o conceito do mixed use e mostrar a solidez e seriedade das empresas integrantes do grupo empreendedor.

A corretora de imóveis Vera Domingues se surpreendeu com a organização do canteiro de obras visitado e com a robustez dos edifícios. “Tenho muitos anos de experiência e já visitei muitas obras, mas nenhuma se compara ao que vimos hoje. Quando entrei no almoxarifado da obra, pensei que estava visitando uma loja ou algo parecido, tamanha é a organização vista”, conta a profissional. Vera também enalteceu o padrão de acabamento percebido nos empreendimentos e afirmou que em sua opinião o grupo vai agregar referência ao projeto de Anápolis, levando segurança e confiabilidade para os clientes.

Fonte: Assessoria

11/07/2019 Fonte: Assessoria

Últimas notícias